Alfabetização Digital

Playground... O melhor e o pior juntos no mesmo caldeirão......... música, cd´s, guitarras, shows, acontecimentos em geral... E claro. Reencontro dos amigos soteropolitanos que não se vêm mais com frequência...

quinta-feira, junho 16, 2005

"Mó Viage"...

Acordes de piano para a vida...
Vontade de acordar bem. Abrir a janela e observar o movimento&som dos pássaros, que parecem nunca ter preguiça. Voam num ritmo constante. Em pleno as 05:20 da manhã já estão cortando o vento, em rasantes espetaculares. O coletivo se desloca, desenhando uma seta, as leis da aerodinâmica sob a interpretação de um pardal... Alcançam uma nova copa de árvore e já planejam o itinerário do próximo vôo. Nesse momento o sol, em seu tom mais amarelo (bem pintura de Van Gogh) fornece a eletricidade do dia, com seu mais sutil calor. Esquenta de leve em meio à brisa... Acordar cedo tem dessas coisas, sei muito pouco sobre isso... Na verdade acabei de chegar e estava indo dormir quando fui despertado por essas sensações. Contato raro com o alvorecer... Lembro, que uma vez entrei numa discussão com meu pai... Ele querendo me convencer que o alvorecer era mais bonito que o entardecer (a propósito, trata-se de um belo exemplar de nossas discussões). Pena que lhe faltou talento na argumentação... Acho que teria concordado com ele se desenhasse uma descrição mais poética, pictórica...
Talvez uma das maiores vantagens do alvorecer seja o silêncio. Os raros sons que se manifestam, geralmente da natureza, vêm acompanhado de eco. Sensação de espaço... Quando o silêncio preenche, é pecado falar...
Deixa eu ir dormir... Antes que a cidade acorde.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bonito o que vc escreveu... a medida que vamos lendo, um filme é retratado na mente, imaginando cada palavra dita.
Seria até pecado eu fazer comentários no estilo comédia... então deixemos o humor de lado um pouco e vamos falar das coisas belas da vida!
Ao ler seu texto, que por sinal é dotado de tamanha sensibilidade, lembrei de dois filmes que me passaram a mesma mensagem que extraí ao ler seu texto.
São eles: A VIDA É BELA e BELEZA AMERCIANA.
Em ambos os filmes conseguimos perceber que não importa quão miserável é a sua vida, os problemas que vc tem, seus medos e receios... o mundo não para e há SEMPRE muita beleza para ser apreciada... principalmente, a beleza explícita que nossas mentes mecanizadas não conseguem perceber!! Necessário um grande exercício mental de reeducação.
Lembro-me bem da cena de "Beleza Americana" em que o rapaz filmou por vários minutos um pedaço de papel ao vento e dizia ele "há tanta beleza no mundo que as vezes não consigo suportar" (ou algo parecido). E não é que ele está certo? Estamos tão preocupados com a vida doida que levamos que esquecemos de simplesmente apreciar, viver e sentir!
E a grande diferença entre aqueles que são felizes e os que não são está justamente ai: SABER VIVER!
Não é necessário viver pra sempre, não é suficiente sobriviver, mas apenas e tão somente SABER VIVER!
E quanto mais envelhecemos, mais informações e conhecimentos são enxertados no nosso intelecto, quase que por osmose e imposição, enquanto nossa sensibilidade vai diminuindo, esquecendo-nos o que é verdadeiramente importante!!! Que alfabetização as avessas!
Talvez seu pai tenha razão quando prefere o alvorecer ao entardecer... alvorecer é "começar a manifestar-se", é começar a viver, dia novo, vida nova, oportunidade pra recomeçar, pois como já diria Chico Xavier, não se pode mudar o passado, mas o hoje é sempre uma oportunidade para fazer um novo amanhã (não sei as exatas palavras, mas a idéia persiste).
Gostei muito do seu texto!!! Enquanto todos dormiam, vc estava vivendo, apreciando o belo que poucos viram...
A vida é bela SIM, o homem que a apodrece!
Portanto, meu caro, CARPE DIEM!!

4:41 PM  
Anonymous Anônimo disse...

É quando o peso do mundo ainda não acordou... Passeiam só os que são leves... Pássaros, cores, silêncio...

Lindo post.

6:22 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigada por me convidar a conhecer o seu blog e daí me dar o prazer de uma boa leitura como essa... Viajar nessa sua viagem...
Eu já tinha pensado nessa comparação entre o amanhecer e o anoitecer, uma vez alguém me disse que,visualmente, eram iguais: aquela sutil transição do escuro para o claro e do claro para o escuro...Em um momento, tudo ficava bastante similar, a ponto de não se perceber se o dia estava indo ou vindo... E observando direitinho, concordei com essa impressão e parti pra pensar na sensação...O pôr-do-sol me dá uma certa nostalgia, me faz pensar nos meus dias que já se foram...Me faz pensar no que eu fiz deles... Enquanto que o nascer do sol me dá uma esperança nova, de um novo dia que vem...E daí, no que vou fazer dele...Em que vou transformá-lo... Um que se vai, outro que se vem...Mas que no fim,podem, ambos,levar à frente, quando se sabe olhá-los com bons olhos...Ás vezes, tudo que quero é que o sol se ponha, que o dia se vá logo... Outras, quero que ele não nasça, pra que esse dia não se vá... Enfim, é a velha transição, o velho ir e vir da gente e do sol...

Beijão pra você,
Silvinha

6:36 PM  
Anonymous Anônimo disse...

teste

12:59 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Incrível... sempre disse que, se vc quisesse, saberia escrever como ninguém.
Muuuito bom o seu texto! Me deu até vontade de acordar cedo... pena que já é
tarde, mas o que não pode ser feito agora, a hora é depois (ou vice versa...).
Beijo =)
Lua

8:50 PM  
Blogger Camilo Lobo disse...

Sem muita educação, mas esse texto é de fuder.
Eu pensava muito nisso em Cruz das Almas, quando eu morava lá. Morava meio longe e, quando rolava festa, voltava de moto pela neblina, com o sol amanhecendo...

(nostalgia)

12:59 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial